sábado, 16 de agosto de 2008

Terra sem lei

É amanhã. Vamos ver no que vai dar. Eu soube quinta feira que o doutorado em ecologia não vai sair aqui na UFSC ano que vem. Se soubesse antes, talvez tivesse estudado mais. Que seja. Eu não apostaria alto em mim, mas também não me tiraria facilmente do páreo.

Meu desempenho amanhã será calculado pela seguinte fórmula:

TA = TQ - QM - OQ . (TE)

onde

TA = total de acertos
TQ = total de questões (50)
QM = questões de matemática
OQ = outras questões
TX = índice de erro para outras questões

Em suma, estudando descobri isso: se tiverem 5 questões de matemática, minha nota máxima poderá ser 45. É uma lei e não posso fazer nada contra ela.

Em compensação, no último exercício de português que fiz, mais geral, meu índice de acertos foi de 70%. Uma bela diferença em relação ao índice de 30% de acertos em análise sintática (lembrem-se que o esperado, para chutes aleatórios em questões de cinco alternativas, é 20%).

Agora me digam: por que capitão se pluraliza como capitães, e ermitão com ermitões, em vez de ermitães? Observem a estrutura da palavra. É idêntica. Só se houver alguma regra obscura sobre plural de palavras que começam com vogal ou não. Se é que há alguma regra. Língua portuguesa, terra sem lei. Ou com um sistema de leis tão amplo que acaba como em toda burocracia: ninguém entende nada. Mas não dá para levar a sério uma língua onde "ajjetivo biforme" não é aquele que tem duas formas (e sim o que é invariável) e champanha é uma palavra masculina (champanhe tudo bem... mas "o champanha"??).

Tem aquela piadinha que falam que americano é mais esperto porque já nasce sabendo falar inglês. O caralho. Nós que somos foda por conseguirmos nos comunicar ainda com uma língua absurdamente irregular como essa.

Enfim, Jesus, reze por mim. Ou para mim? Ou para eu? Affffff.......

Um comentário:

Anônimo disse...

o foda é a pegadinha disso aí. é óbvio q o plural de capitão e de ermitão é diferente. pq nao exsite um grupo de ermitões. senão jah nao seria assim mais tããão ermitões assim
hauhauha
mas "ermitões" é muito feio! mas na real, as 3 formas são corretas: ermitãos, ermitões e ermitães.