segunda-feira, 17 de março de 2008

Documentos e documentos...

Artigos. Livros. Declarações. Conferências. Estocolmo. Belgrado. Tbilisi. Rio de Janeiro. Etc., etc.

Já devem ter dito que revisar bibliografia é ler para falar o que já se sabe, mas mostrando que alguém já falou.

Avisos aos navegantes: as coisas estão mais ou menos encaminhadas por aqui. Aulas de Ecologia de Comunidades um dia por semana. Aikidô dois dias por semana (a começar semana que vem). Algumas atividades "sérias" paralelas. Uma boa quantidade de festas. Ida a BH planejada. A dissertação está andando, embora eu ainda esteja meio lerdo.

Mas posso estar sendo um pouco exigente comigo mesmo. Eu sei que dou conta das coisas, geralmente muito bem, mesmo com a insistente tendência a deixar para a última hora. Sempre poderia fazer mais, claro. Poderia ser "o" biólogo, se estivesse com todo meu empenho focado nisso. Mas nunca fui de me focar completamente em uma coisa só. Por isso vou ser um biólogo "legalzinho". Assim como um escritor "legalzinho", um músico "legalzinho", um jogador "legalzinho" e etc.

O que você prefere? Ser de tudo um pouco, ou tudo em um pouco? Saber tudo de nada, ou nada de tudo? Dedicar-se profundamente a uma coisa no presente, para no futuro distante quem sabe poder fazer outras coisas? Ou jogar com o presente e um futuro a curto/médio prazo? Valorizar as obrigações acima das escolhas, pensando que mais tarde terá tempo para estas? Ou considerar lazer e trabalho com o mesmo peso, e equilibrar sobrevivência com vivência?

Escolhas e mais escolhas, hein? C'est la vie. Ê, laia...

Um comentário:

Fábio Ricardo disse...

Saber um pouco de tudo é bem mais divertido que saber tudo de um pouco.
Ao menos pra mim funciona assim.